top of page

E-commerce nunca foi tão importante como agora! Invista em uma loja virtual para sua empresa

  • camila0241
  • 26 de out. de 2023
  • 3 min de leitura

Segundo dados da revista Exame, as compras realizadas pela internet tiveram um aumento de 40% desde o início da quarentena causada pelo novo coronavírus. Se a situação ficou complicada para diversos setores do comércio, principalmente para as lojas físicas, o e-commerce viu na situação uma grande oportunidade de crescimento.


As empresas que já possuíam um comércio eletrônico precisaram fortalecer os seus serviços, ampliando a variedade de produtos, investindo em reforço tecnológico e profissionais para atendimento. Já as empresas que ainda não oferecem atendimento e vendas de forma virtual precisam, mais do que nunca, investir em nestas plataformas.


Ainda não é possível saber até quando a quarentena vai durar. Mas é consenso entre especialistas em futurologia que a situação veio para mudar de vez a relação do consumidor com marcas e empresas e seus hábitos de consumo. Já era mesmo previsto que as vendas pela internet seriam cada vez mais comuns nos próximos anos, mas a pandemia veio para acelerar o processo e esta forma de compra vai crescer a cada dia mais.


Alguns setores têm apresentado melhor procura do que outros, como os que oferecem serviços de primeira necessidade (supermercados, farmácias e restaurantes). Mas outros segmentos também se beneficiam em tempos de quarentena, com as pessoas estão ficando mais em casa. Alguns exemplos:


- lojas de eletrônicos, uma vez que as pessoas trabalham em casa e precisam de máquinas mais rápidas e eficientes;

- lojas de móveis e objetos para escritórios, já que muita gente não tinha uma cadeira de computador em casa, por exemplo, ou mesas ideais para trabalhar;

- lojas de utilidades domésticas. Muita gente que não cozinhava em casa passou a fazê-lo, e precisa de utensílios.


A lista certamente é maior e é importante que todo empresário faça um planejamento, contemplando análises de cenário, buscando entender onde sua empresa está e onde pretende chegar, pensando especialmente como pode ser útil ao consumidor neste novo momento.


É fundamental também contar com a ajuda de especialistas. Começar a vender pela internet envolve muitas questões e contar com quem tem conhecimento sobre o assunto pode ser determinante para tomar decisões mais acertadas, além da escolha das ferramentas mais adequadas e de melhor relação custo-benefício.


Um exemplo simples é a utilização do Whatsapp Business, uma forma profissional e eficiente de se conectar com o consumidor de maneira mais ágil. Com esta ferramenta configurada da forma correta, as possibilidades de se fechar uma venda são maiores.


Outro exemplo, desta vez mais complexo, é a configuração de um e-commerce. É preciso pensar na plataforma a ser utilizada, formas de pagamento, logística, composição de custos, ERP, usabilidade do site, dentre várias outras análises a serem feitas visando a conversão das visitas em compras efetivas. É necessário um suporte tecnológico eficiente para garantir que, mesmo com muitos acessos simultâneos, o consumidor consiga navegar pelo site sem problemas. E é importantíssimo saber como configurar um site que seja completamente seguro para o consumidor, principalmente se ele tiver que colocar dados como número de cartão de crédito para efetuar a compra.


Estes são apenas alguns poucos exemplos da complexidade da tomada de decisões quando se planeja vender pela internet. Possibilitar que o consumidor encontre o seu produto de forma virtual será ainda mais fundamental daqui pra frente. E a tarefa exige seriedade, muito planejamento e conhecimento.


Não coloque em risco a reputação da sua empresa. Confie este trabalho a quem possui ampla experiência no mercado digital. A agência Big Data possui em seu portfólio clientes com ótimos resultados em e-commerce. Converse com a gente para que possamos ajudar a sua empresa a crescer nestes novos tempos!

 
 
 

Comments


bottom of page