O que aprendemos com o SXSW 2023
- Danilo Bergamo
- 19 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de out. de 2023

10 dias de evento, 1.425 sessions, 25 trilhas de conteúdo e 137 ativações de marcas. Estes números impressionantes são do festival SXSW, um dos maiores eventos de inovação e criatividade do mundo! O evento tem uma abordagem interdisciplinar, abrangendo áreas como comunicação, cultura e tecnologia, onde são criados debates, troca de conhecimento e inspirações.
Como não podia deixar de ser, a inteligência artificial foi um dos temas principais do evento, sendo o assunto principal dos debates ou mesmo de forma transversal. Praticamente todas as mesas e pautas traziam a IA de alguma forma. O mercado ainda não sabe muito bem o que esperar do futuro desta tecnologia e como ela irá afetar nós, humanos. Mas o consenso entre os futuristas participantes é de que a ferramenta é muito útil e eficaz, auxiliando inclusive a desbloquear novas ideias, mas a interferência humana continuará se fazendo necessária, de modo a avaliar a veracidade das informações e o que fazer com o conteúdo gerado. O objetivo é que a IA ajude a melhorar a vida das pessoas e do mundo em geral, apresentando soluções para os problemas globais e de mudanças climáticas, por exemplo.
Aliás, falando em Inteligência Artificial, vale destacar que a tecnologia evoluiu e há agora a Inteligência Artificial Generativa (IAG). Enquanto a primeira era focada em resolver problemas mais complexos para indústria e grandes negócios tecnológicos, a segunda é pautada em atender as pessoas comuns. O melhor exemplo disso é o ChatGPT, que foi lançado em novembro do ano passado e virou grande febre no mundo inteiro em pouquíssimos meses. O Google inclusive já anunciou a atualização dos seus serviços para implementação da IAG.
Porém, ao mesmo tempo que o assunto principal é tecnologia, o evento também aborda as relações humanas. As mudanças pelas quais o comportamento humano passou com o avanço da tecnologia, como ele vem interagindo com as máquinas e com outros seres humanos também foi tema de debate. A tecnologia não pode afastar as pessoas do contato real. Interagir presencialmente com outras pessoas, se desconectando do virtual nestes momentos e vivendo o que se chama de “tempo de qualidade” é fundamental para a manutenção da saúde mental.
Todos estes assuntos estão intimamente ligados com tudo o que tratamos aqui na agência Big Data. Mesmo sendo digitais e tendo clientes que funcionam basicamente via canais digitais, entendemos que conversamos com outros seres humanos e não com máquinas. Todo nosso trabalho é pautado na criação de conteúdos e serviços para pessoas, este é o nosso diferencial.
Está precisando de uma agência para colocar em prática estas tendências em seu negócio? Mande uma mensagem pra gente!
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