top of page

Aceleração digital pós-pandemia: o que sua empresa deve fazer para ser notada em meio à concorrência

  • camila0241
  • 25 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

Muito tem se falado sobre como a pandemia modificou os hábitos de vida - inclusive de consumo - da população, não só no Brasil, mas em âmbito mundial. Uma das mudanças mais significativas, em razão do isolamento que obrigou o mundo inteiro a ficar dentro de casa em maior ou menor grau dependendo do país, foi a aceleração da transformação digital. Mas o que isso representa para consumidores e marcas?


Uma das mudanças mais notórias foi a compra online, seja de alimentos - utilizando serviços como o do iFood -, seja de roupas e demais produtos através de e-commerce próprio ou marketplaces. Com esse novo formato para vender e comprar, saíram na frente as empresas que já estavam mais ambientadas com as tecnologias disponíveis e com a comunicação online em geral, que significa não apenas ter um site e contas nas redes sociais, mas principalmente saber se comunicar de forma assertiva e ágil com os clientes.


Segundo pesquisa da Qualtrics, realizada em 2021 com mais de 23 mil consumidores de 23 países, as pessoas são 3,5 vezes mais propensas a comprar de uma empresa após uma experiência positiva e 5,1 vezes a recomendarem uma marca após uma experiência positiva. 60% das pessoas afirmam que comprariam mais se recebessem maior atenção.


Estes dados revelam que mais do que nunca os consumidores estão exigentes, uma vez que a oferta de produtos e serviços ficou ainda mais acirrada com a presença de mais marcas no mundo digital. Se antes apenas as grandes redes estavam online, atualmente até a lojinha de bairro consegue abrir uma conta em serviços como a Shopee, que oferece vantagens e competitividade. Cada vez menos o consumidor precisa sair de casa para fazer compras e cada vez mais as marcas precisam entender que a comunicação online com este cliente deve ser rápida, amistosa e eficiente, no sentido de resolver com celeridade qualquer problema que venha a aparecer.


E em meio a tanta concorrência, como se destacar? Investir em um bom site, cadastrar a empresa no Google Maps, estar presente em marketplaces - no caso da venda de produtos - e usar as redes sociais de forma estratégica, inclusive com campanhas de anúncios são algumas das ações obrigatórias para se ter sucesso.


O marketing digital é amplo e pode ser segmentado em camadas, onde existem técnicas diversas para se comunicar com os consumidores em diferentes níveis de necessidade. Algo muito utilizado é o funil de vendas, que separa os consumidores em três categorias: aqueles que ainda não conhecem sua marca e precisam conhecer, os que já conhecem a marca e precisam entender que o seu produto é ideal para as necessidades deles e os que já estão no fundo do funil, ou seja, receberam os estímulos necessários para desejar o seu produto ou serviço, e quer fazer a compra.


Estas metodologias e diversas outras fazem parte do escopo de trabalho da agência Big Data. Se a sua empresa está estagnada e sem crescimento, uma conversa com nossa equipe pode te ajudar a voltar a crescer. Entre em contato agora mesmo! Será um prazer conversar com você.


 
 
 

Comentários


bottom of page